Cores Idéias

Combinando Cores Contrastantes

18:58Caio Ribeiro

O esquema de cores contrastantes é aquele que usa uma cor e a sua complementar e que faz com que, nesta combinação, as 2 cores fiquem mais enfatizadas e vívidas. Alguns exemplos são: Vermelho + Verde, Azul + Laranja, Amarelo + Violeta.

Por serem tão contrastantes, são muito usados em quartos de crianças (não bebês!) e adolescentes, mas devem ser usadas com cuidado, principalmente em ambientes pequenos. Podemos usar muito branco ou cores neutras  para compensar a força do contraste ou colocar somente um item pequeno contrastante.




 


Além disso, outro cuidado que tomamos é usar uma das 2 cores atenuada, mais fraca. Outra possibilidade, para diminuir a força do contraste entre estas cores é, trocar uma das cores por uma cor que esteja ao lado dela no círculo cromático: Ao invés de usar Vermelho e Verde, usar Laranja e Verde ou Vermelho e Verde Azulado.


Ao invés de usar Azul e Laranja, usar Azul e Amarelo ou Laranja e Lilás.




Ao invés de usar Amarelo e Violeta, usar Amarelo e Lilás ou Violeta e Verde Claro.


Perceba que às vezes um detalhe, (como a cadeira amarela, os limões e as flores nas fotos acima), devido à característica das cores contrastantes, se tornam elementos muito importantes.
(Fonte:


Gostou? Deixe seu comentário!

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Flickr Images

Formulário de contato